X Jornadas – Novos paradigmas da Proteção Civil

 

TEMA GERAL | Proteção Civil: novos riscos, novas respostas

As Jornadas NOVOS PARADIGMAS DA PROTEÇÃO CIVIL são conferências técnico-científicas de âmbito nacional dedicadas a assuntos ligados às atividades de Proteção Civil e Segurança. Herdeiras das antigas Jornadas Proteção Civil no Século XXI, iniciadas em 2003, elas têm uma periodicidade anual e constituem, porventura, a mais antiga realização análoga em Portugal.

Depois de um interregno de dois anos devido à pandemia, retorna-se com a 10ª edição, este ano numa tentativa de interseção entre a Proteção Civil e o Ambiente. Dá-se continuidade ao modelo presencial e ao primeiro objetivo de promover o conhecimento e a troca de experiências, privilegiando o encontro, o diálogo e o convívio entre pessoas e instituições de ambos os setores, tão caraterísticos de uma conferência que há muito se instalou no cenário da Proteção Civil em Portugal.

Sublinhando aquela tentativa, as X Jornadas Novos Paradigmas da Proteção Civil resultam de uma parceria entre a ULP – Universidade Lusófona do Porto e a LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, integrando-se no plano de celebrações do quadragésimo aniversário desta última.

Do programa da conferência emergem duas ideias fortes. Em primeiro lugar, a problemática do risco e da gestão da segurança e da emergência em grandes infraestruturas de gestão de resíduos. Depois, o desafio da construção de sociedades mais resilientes, seguras e sustentáveis, especialmente no quadro das sempre dinâmicas realidades sociais, das mudanças globais a que assistimos e da alteração acelerada do padrão de riscos, como bem demonstra o Global Risks Report 2022 , do Fórum Económico Mundial. São três os painéis técnicos e várias as facetas a abordar, sempre com especialistas de elevada craveira técnica e científica, sem descurar a importância das políticas públicas e dos modelos financeiros correspondentes.

À semelhança das edições anteriores, este projeto da Licenciatura em Engenharia de Proteção Civil da Universidade Lusófona do Porto tem como primeiros destinatários os profissionais, decisores e demais agentes de empresas e demais entidades públicas, privadas e do Terceiro Setor que atuam nas áreas da Proteção Civil e da Segurança, nesta edição também do Ambiente, assim como investigadores, professores, estudantes e, genericamente, cidadãos que se interessem pelas áreas correspondentes.

Com vista a reunir as melhores condições para o diálogo e o intercâmbio pretendidos, todo o programa decorre no auditório principal da Lipor, em Baguim do Monte, Gondomar (Portugal), incluindo a cortesia de um almoço volante servido gratuitamente no local aos participantes.

Veja o PROGRAMA